Assembléia de Deus Guaratuba - Os Doze Apóstolos

Os Doze Apóstolos

PESQUISADO POR: Pr Jesse da S. Santos

ANDRÉ

Nasceu em Betsaida da Galiléia, filho de Jonas. Foi pescador em Cafarnaum, sendo o primeiro a receber o título de Pescador de Homens. No começo da vida pública de Jesus Cristo ocuparam a mesma casa em Cafarnaum. Viu o Senhor ressucitado, testemunhou a ascensão, recebeu graça e dons no primeiro Pentecostes e ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina, passando provalvelmente por Cítia, Èpiro, Acaia e Hélade.

TIAGO (o mais velho)

Nasceu em Betsaida,da Galiléia, pescador, filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de João, estava com o irmão nas margens do lago Genesaré quando Jesus Cristo os chamou, testemunhou a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a agonia de Jesus Cristo no horto do Getsêmani. Conta-se que após a morte de Jesus Cristo, permaneceu em Jerusalém, junto a Pedro, sendo executado por ordem do rei Herodes Agripa.

PEDRO

Filho de Jonas e irmão de André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Jesus Cristo morava em Cafarnaum , com a família da mulher. Pescador, trabalha com o pai e o irmão quando foi apresentado a Jesus Cristo pelo seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer Cristo por indicação de João Batista. No primeiro encontro Jesus Cristo o chamou de cefas (aramaico = pedra). Convertido despontou como líder, sendo o primeiro a reconhecer em Jesus Cristo o Filho de Deus. Participou dos mais importantes milagres de Jesus Cristo na face da terra. Cortou a orelha de um Soldado com uma espada para defender Jesus Cristo, negou a Cristo, porém foi para ele que Cristo apareceu primeira vez depois de ressuscitar. Fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades. Foi executado por ordem de Nero.

JOÃO

Nasceu em Betsaida, na Galiléia, filho de Zebedeu e Salomé, autor do quarto evangelho e conhecido com o discípulo que Jesus Cristo amava, acompanhou Cristo até a sua morte, ao lado de Maria, ocasião que o Mestre pediu que cuidasse dela. Um dos apóstolos que ousou pedir a Jesus Cristo para assentar um à direita e outro à esquerda. Após as perseguições sofridas em Jesusalém, transferiu-se com Pedro para Samaria, onde foi desenvolvida uma intensa evangelização, mudando-se para Éfeso onde viveu o resto de sua vida. A partir dessa cidade dirigiu muitas Igrejas da província da Ásia, foi exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação. O seu evangelho difere dos outros três chamados sinóticos, pois sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus Cristo, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no ministério da encarnação: o verbo se fez carne e veio dar a vida aos homens.

SIMÃO

Talvez o mais desconhecido dos doze perante as várias listas dos apóstolos do NT, nascido na Galiléia, para distingui-lo de Pedro, que também se chamava Simão, os evangelistas Mateus e Marcos lhe deram o apelido de Zelote ou Cananeu, sendo que tais apelidos podem podem significar tanto a cidade de origem como a sua participação na seita ultranacilnalista e não religiosa chamada de Os Zelotes, ou zeladores, conservadores das tradições hebraicas que lutavam pela libertação de Israel dos Romanos. Como os outros apóstolos também percorreu os caminhos da Palestina pregando o Evangelho. Da mesma forma que Felipe, parece ter ido primeiro ao Egito, seguindo a tradição sinóptica de que Jesus Cristo enviava seus discípulos aos pares. No entanto, parece ter voltado através da África do Norte, Espanha e Bretanha, chegando à Ásia Menor. Deste ponto pode ter viajado com Judas pela Mesopotâmia e Síria. Segundo uma notícia de Egesipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

FELIPE

Nasceu em Betsaida, na Galiléia, segundo os Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu o Divino Mestre e tornou-se o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo. Após a morte de Jesus Cristo viajou ao Egito, Etiópia (África) e ao Norte, e depois rumou para a Grécia onde viveu em Hierápolis com suas quatro filhas. Era um judeu helenístico e, antes de mais nada, um evangelista para as sinagogas judaicas de língua grega da Cítia, Frigia e dos arredores da Grécia e Macedônia. Aparece como grande amigo de Bartolomeu e cita que ele ficou profundamente impressionado sobre o mistério da Trindade, relatado por Jesus durante a última ceia. O resto de sua vida não consta em nenhum relato, assim como a sua morte.

BARTOLOMEU

Nascido em Cana, a 14 km de Nazaré, na Galiléia. Foi apresentado a Jesus pelo apóstolo e seu maior amigo Filipe, sob uma figueira. Filho de Tholmai e também conhecido como Natanael, assim como Tomé, era um viajante e atuou em áreas com Índia, Armênia, Irã, Síria e por algum tempo na Grécia, com Filipe, especialmente na Frígia. Sobre sua atividades apostólicas não há notícias certas. Uma antiga tradição Armênia afirma que ele foi para a Índia e lá pregou àquele povo a verdade do Senhor Jesus Cristo segundo o evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde veio a ser morto mais tarde, tendo sua pele arrancada e sido decapitado.

MATEUS

Nasceu, provavelmente, em Cafarnaum, escritor do primeiro dos três evangelhos sinóticos. Em hebraico o mesmo que Matias ou Matatias, significando presente (mathath) de Javé (Iah) ou dom de Deus, de acordo com seu próprio evangelho. De acordo com os evangelhos de Marcos e Lucas seu nome original era Levi, filho de Alfeu, e foi chamado por Jesus Cristo junto ao mar da Galiléia, em Cafarnaum quando trabalhava como publicano ou cobrador de impostos, a serviço de Herodes Antipas. Os publicanos formavam justamente a classe muito odiada na época de Jesus Cristo, por cobrarem impostos dos judeus para serem entregues às autoridades romanas, porém abandonou a sua atividade para seguir Jesus de Nazaré, na Galiléia. o NT oferece informação escassa e incerta sobre ele, sendo que pouco se conhece da sua vida após a ressurreição de Jesus e da sua atividade após o Pentecostes. Apóstolo e evangelista, pela tradição ele pregou na Etiópia, Judéia e Pérsia. Também não se conhecem versões conclusivas sobre sua morte.

TOMÉ

Nascido, provavelmente na Antioquia, que ausente no momento em que o Mestre reapareceu aos discípulos, exigiu destes provas materiais da ressurreição do Mestre e, por isso, Jesus ressurgiu e pediu-lhe que tocasse sua chagas. Carpinteiro de origem e freqüentemente citado em passagens do NT, foi o primeiro dos apóstolos a se dirigir a Jesus Cristo dizendo “Meu Senhor e meu Deus!”, ninguém até aquele momento, nem mesmo Pedro e João, havia pronunciado a palavra Deus, dirigindo-se a Jesus. Também chamado Dídimo ou Gêmeo (seu nome, tanto em aramaico Te’oma como em grego Didymos significa gêmeo), era o terceiro apóstolo em idade depois de Pedro, mas ao contrário deste não era casado, assim como Bartolomeu, André, Simão, Judas e o próprio Jesus. Consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madra.

JUDAS TADEU

Nascido em Cana da Galiléia, Palestina, era primo-irmão de Jesus Cristo e irmão de Tiago, o menor, que na última ceia perguntou ao seu Mestre: Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo? Agricultor, era filho de Alfeu ou Cleofas, um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição. Tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Também chamado Lebeu Tadeu, é um dos doze mais citados nominalmente por Mateus e Marcos, em seus Evangelhos e um dos mais fervorosos do grupo. Depois da ascenção de Jesus e que os apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação da sua fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galiléia. viajou pela Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho. Passou pela Mesopotâmia, atual Pérsia, Edessa, Arábia e Síria, destacando-se pricipalmente na Armênia , Síria e Norte da Pérsia. Na Mesopotâmia trabalhou ao lado de Simão, o Zelota.

JUDAS ISCARIOTES

Nascido em Kerioth, localidade da Judéia, foi o que traiu Cristo e cuja traição deu origem a expressão “beijo de Judas” que passou a significar a traição. Único que não era Galileu, dizem as tradições que foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo e talvez por isso e por ser um dos poucos instruídos, tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos, ou seja, foi designado para cuidar do dinheiro comum, e que, por causa do seu amor ao dinheiro, também foi enganado pelos sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus a troco de 30 moedas de prata, que naquele tempo correspondia ao preço de um escrevo, prometendo que só o prenderiam durante as festividades da Páscoa Judaica. Depois da última ceia, Jesus Cristo foi orar com os apóstolos no Jardim do Getsêmani, onde o traidor, em troca de trinta moedas de prata, identificou-o para os soldados romanos, beijando-o e chamando-o de mestre. Conta Mateus, que ele arrependeu-se amargamente depois que viu a crucificação de Jesus , jogou as 30 moedas aos pés do sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se, enforcando-se numa figueira.

TIAGO (O MAIS NOVO)

Nascido em Nazaré, era primo de Jesus Cristo e irmão de Judas Tadeu, o evangelista Marcos chamou-o de “o menor” para distingui-lo de Tiago irmão de João. Agricultor, era filho de Alfeu, irmão de José, e Maria Cleófas, prima-irmã de Maria. Não se tem o que dizer à seu respeito, exceto sua atuação ns comunidades cristãs da época.

Busca no site

 

Acompanhe também no Facebook

Destaques